Sabia que mulheres que engravidam após os 40 anos têm quatro vezes mais chances de chegar aos 100 anos? Segundo um estudo norte-americano, isso acontece por causa da carga adicional de hormônios que é liberada durante a gestação e protege o corpo.
Outras vantagens de ser mamãe tarde são: ter mais experiência para lidar com os problemas da criança, ter liberdade para optar por não ter mais vida profissional e se relacionar melhor com o marido na criação dos filhos.
Você teve filhos tardiamente? Compartilhe a sua experiência.

lctj@terra.com.br::Antonieta::Engravidei pela primeira vez aos 42 anos e tive o bebe com 43. Minha gravidez foi super tranquila, não engordei muito, apenas dez quilos, meu filho nasceu perfeito e normal. O unico incoveniente, foram as bobagens que ouvi e os medos que tentaram me colocar. Meu filho tem cinco anos e todos que me conhecem pensam que tenho no máximo 40 anos. Estou absolutamente em forma e curto meu filho completamente, talvez mais do que se tivesse 20 anos.
Comentado por:
23/09/2008 - 21:14
sjbernardes@yahoo.com.br::sarajane::Ter um filho planejado, nao importa se for aos 25 ou aos 42 o importante é planejar, e principalmente aceitar o seu momento, pois ele será o unico da sua vida,Cada minuto na juventude se passa como cada minuto na velhice também. Minha Mae teve o primeiro filho aos 16 anos e a ultima os 42 anos, ela viveu até os 65 anos, minha irmã cacúla tinha 28 anos quando ela morreu. e eu apreendi, na juventude ela foi feliz sendo mae adolescente e na suposta velhice foi muito mais feliz por que admirou o resultado de seus atos.O importante é se aceitar, apreender com os filhos e amá-los nao inporta de que forma e sim se possivel planejar.E ensinar aos filhos que somos de carne e osso como eles.
Comentado por:
13/09/2008 - 17:37
sjbernardes@yahoo.com.br::sara::Tive meu primeiro filho ao s 31 anos e estou com certeza de ter outro aos 37 anos, por isso meu interesse em voces.
Comentado por:
13/09/2008 - 17:21
kogarosimary@msn.com::Rosi::tive a minha filha com 36 anos,linda,foi uma gravides saudavel, correu tudo bem, hoje estou com 41 e tentando o 2 com mto pic de antes....
Comentado por:
18/08/2008 - 04:05
mauxrpc@bol.com.br::Maria::Tive meu 1º filho aos 37 anos. A gravidez e cesária foram normais. Meu filho é saudável. Agora com 42 anos estamos em dúvida se teremos outro filho. Na verdade, se decidir pelo coração é sim, porém, pela razão é não. Peço muito a Deus para orientar-nos nessa decisão. Que seja a melhor para a nossa família!
Comentado por:
14/08/2008 - 13:13
jbollaardt@ig.com.br::marcia regina::tive meu filho com 29 anos,tive uma gravides otima,meu filho e´perfeito lindo de viver, razão da vida minha e do meu marido.
Comentado por:
07/07/2008 - 22:36
mrodriguesbico@yahoo.com.br::Marina::Casei tarde, tive meu primeiro filho com 37 anos; não queria mais engravidar. Só que aos 42 anos, pensei que ia entrar na menopausa, e eis que num exame descobri que estava grávida. Fui fazer um ultrassom a pedido do médico e mais uma surpresa; era gemeos. Quase morri de tanta alegria. Tive uma gestação boa, claro não é facil carregar dois na barriga, mas no geral foi ótimo. Hoje o mais velho tem 16 e os gemeos 10. Somos uma familia muito feliz!!!Graças a Deus...
Comentado por:
07/07/2008 - 20:43
rody.ney@hotmail.com::rodney::fiquei surpresa ao saber que muitas mulheres tiveram filhos com idades superior aos 30 e 40...ate me animo mais em esperar um pouco...estou com 29.Quem sabe daqui a 04 anos.
Comentado por:
07/07/2008 - 20:20
maria.santos@desenvolvimento.gov.br::Maria Eva::Olha, tive filho com 42 e é um lindo menino, é o xodó de casa e não me arrependo, não importo para o que ás pessoas pensam, porque não devemo viver a vida dos outros e sim a nossa, o importante é que estamos muito felizes lá em casa, eu já tinha duas filhas de outro casamento e meu marido também,hoje a minha mais velha está com 23 e a outra com 12, e o bebê com 3 anos e 4meses.
Comentado por:
07/07/2008 - 16:42
lucavitoria@hotmail.com::Luciene Nunes:: Mulher tem sim que ter idade de ter um filho ter filho com mais idade é muito mais difícil de se criar,pois aos 40 anos é normalmente a idade do amadurecimento para nos torna velhos, infelizmente nossa educação cultural,tende a nos prepararmos financeiramente mais tardias e conseqüentemente teremos filhos mais tardios.Filhos pedem pais mais jovens e não pais-avós. O que temos é que nos aceitarmos se escolhemos profissões e realizações, deixar os filhos para quem pode fazer isso. Não devemos seguir o exemplo de que os outros dizem:devemos ter filho mesmo que seja tarde! Tenho relatos de jovens que tiveram pais muitos velhos e se sente só, pois por mais que tentam e tentaram jamais conseguem acompanhá-los. Eles falam para mim que busca ajuda nas igrejas e que se não fosse às igrejas muitas vezes estariam perdidos, pois olham para os pais e vejam seus avos!Que os criam sem limites e sem o mínimo de paciência, pois infelizmente a idade chega. Mas o que esperamos que nos digam: quero ser profissional, fazer mestrado, doutorado e deixa os filhos para quem possa fazer isso. Eu tive filha com 29 anos e me sinto velha aos 42 anos tomando conta de uma adolescente, pois enfrento problema da idade de menopausa e tudo me tira a paciência se eu a tivesse mais cedo não estaria passando por isso.Porque nada fica certo, por isso tanto filhos rebeldes, caindo nos mundos mais diversos por falta de um carinho, pois os pais correm muito atrás do que a sociedade pede.A mulher muitas vezes tem vergonha de ta em casa criando seus filhos!Pois a sociedade a deixa pensar que ela é uma inútil e ai coloca filho nas mãos de terceiros vai à luta e muitas vezes esses filhos não são assistido como deveria ser e ai filhos como estão por ai.
Comentado por:
06/07/2008 - 22:01
lucavitoria@hotmail.com::Luciene Nunes::¬¬¬¬¬¬
Comentado por:
06/07/2008 - 20:56
pavanelli.ma uol.com.br::celia maria::Engravidei com 46 anos. Para mim foi um susto. Pensei que estava entrando na menopausa. Quando fui ao médico para começar a fazer o tratamento, eis a notícia, eu estava grávida. Para quem nunca pensou em ser mãe, esta noticia foi uma bomba, e ficou mais terrivel, porque os tres médicos genecologista que consultei aconselharam o aborto, porque as chances de ter um filho com sindrome de Down eram grandes. Eu não segui os conselhos dos médicos graças a Deus e hoje tenho um filho com 9 anos que é lindo, carinhoso, a razão da minha vida. Agradeço a Deus todos os dias por ter me concedido esta graça. Amo meu filho e tenho certeza que sou amada com a mesma intensidade. Obrigado meu Deus.
Comentado por:
06/07/2008 - 16:48
liviparreira2008@uol.com.br::livia::eu quando nasci minha mãe tinha 35 anos e eu sou a caçula de dois irmãos bem mais velhos do que eu por que minha mãe teve eles na casa dos 21,22 anos e a diferença dos dois é de 1 ano e 8 meses e de mim é de 13 anos e eu hoje com 28 anos sempre escutei falar que ter filhos depois dos 30 é perigoso pra mulher e pra criança em vários fatores e algo sempre me diz que eu serei mãe entre os 30 e 40 anos por que eu também quero me estabilizar profissionalmente e encontrar o pai certo e pretendo ter um só e isso me preocupava e agora depois de ler essa matéria eu estou mais tranguila de saber que poderei ter meu filho mais tarde sem problemas.
Comentado por:
06/07/2008 - 16:27
angelaferreirareis@uol.com.br::Angela::Tive meu único filho aos 41 anos. Minha gestação foi ótima e minha vida,apesar de não contar com a presença do pai para educá-lo, tem sido repleta de alegria, de felicidade e paz. Ele hoje está com 16 anos, é um rapaz amadurecido, inteligente e feliz. Deus é o nosso Grande referencial, Ele nos sustenta e sempre esteve presente em nossas vidas em todos os momentos. Eu só tenho a agradecer.
Comentado por:
06/07/2008 - 15:17
marlenehoney@hotmail.com::marlene lopes ferreira::tive meu filho com 33 anos,o segundo com 40 anos,a vantagem é que vc tem mais experiencia e esta com a vida realizada no sentido financeiramente e emocionalmente tambem.
Comentado por:
06/07/2008 - 14:40
aspr21@yahoo.com.br::Aline::Estou com 33anos,e tentando engravidar há 10 anos!Confesso ser a primeira vez que ouço algo favorável á respeito de ter filhos tarde.Fiquei muiiiittttoooo feliz!!!!
Comentado por:
06/07/2008 - 14:25
vivizinha._@hotmail.com::Isa Helena V.Castilho::Ganhei a minha filha aos 37, tive um gestaçao otima nao sentia nada,so fiquei com os pes inchados no oitavo mes.Hoje ela esta com 14 anos.
Comentado por:
05/07/2008 - 14:45
nega133@hotmail.com::Elma::Faço 41 anos em julho, meu marido tem 51 anos, somos casados há 13 anos, nunca tive filhos, tenho ovário policistico e estou fazendo tratamento para engravidar, estou preocupada por causa da minha idade, apos esta noticia, fiquei mais aliviada, meu marido esta muito feliz por eu tentar engravidar, é o maior sonho dele nos termos filhos.
Comentado por:
05/07/2008 - 12:37
dimacruz@yahoo.com.brcomigo tudo aconteceu tardiamente, ::diva maria camargo da cruz::comigo tudo aconteceu tardiamente, casei-me aos 44 anos e sem menos esperar fui mãe biológica pela primeira vez aos 46(meu marido já tinha 2 filhos de um casamento anterior). Meu filho hoje com 8 anos veio pra completar o que me faltava, unir mais a família e nos rejuvenecer(papai e mamãe). Sempre digo que ele nos foi uma dádiva divina que não cansarei nunca de agradecer a Deus por sua perfeição.. valeu a pena,pois TUDO VALE A PENA,SE A ALMA NÃO É PEQUENA (Fernando Pessoa)
Comentado por:
04/07/2008 - 21:46
tania.schubert@pop.com.br::Tânia Regina Schubert::Sim, e foi a melhor coisa que já fiz. Tive o primeiro com 30 e o segundo com 34. Hoje tenho 44 e já estou separa a 5 anos. Me sinto bem jovem ainda e tenho pique pra fazermos quase tudo juntos. Já aproveitei bastante a juventude e hoje adoro ser mãe e companheira deles. Talvez não fosse assim, se tivesse sido mãe ainda muito jovem.
Comentado por:
04/07/2008 - 20:07
rnegreiros@.prefeitura.sp.gov.br::rute zeferino negreiros::tive meus filhos muito tarde o primeiro com 38 anos e a segunda com 42 anos hoje o menino co 13 anos e a menina com dez anos o problema e onde eu vou que não me conhecem sempre perguntam se eu so mãe ou avó deles eles estão começando ficar constrngidos e recusando a minha companhia até nas reunioes de escola falam que eu sou a mãe mais velha.
Comentado por:
04/07/2008 - 16:31
cristina_nunessantos@hotmail.com::cristina::sim, tenho quatro filhos, tive a primeira com 20, a segunda com 26, a terceira com quarenta e o quarto com 44, deu tudo certo, são todos perfeitos...Me sinto muito jovem e com muito pique p criar os dois pequenos.Idade está na cabeça , se a cabeça está boa com o corpo fica tudo bem!
Comentado por:
04/07/2008 - 15:45
gêangra@hotmail.com::genilza::vocÊ tera filhos depois dos 40
Comentado por:
04/07/2008 - 10:12
fatimantonia@yahoo.com.br::Maria::Tive meu filho com 42 anos em 1997. Ele completa 11 anos no mês de julho dia 31, eu estou com 53 e o pai também tem 53, é otima nossa convivência com ele, é um filho maravilhoso, muito inteligente,não dá trabalho nenhum, sempre teve boas notas na escola é muito responsável e independente. Ama muito a familia e a vida.Com ele aprendemos muito, foi um recomeçar para nós, e é uma alegria cada dia que passamos juntos.Hoje sou aposentada e convivo muito com ele e adoro esse aprendizado diario.Foi ótimo saber essa notícia, porque se Deus quizer quero viver muitos anos , para vê-lo ainda mais feliz no futuro.Maria
Comentado por:
02/07/2008 - 22:53
angelahey@ig.com.br::Angela::Fiquei gravida com 40 anos, não achei tarde, havia acabado minha faculdade e resolvi ter outro filho. Foi uma das melhores coisas que fis, minha filha tem agora 2 anos e 3 meses.Foi uma gravides super tranquila, ainda não desisti derrepente tenha mais um filho.E ela não atrpalhou na minha carreira, e laro que tenho que dar algumas prioridades, mas ja estou acabando minha pós, e em momento algum tela foi um erro.
Comentado por:
02/07/2008 - 12:34
ale_pinoti@yahoo.com.br::Alessandra Pinoti ::Meu marido vai adorar ler essa notícia! Estamos num dilema ter ou não outro filho...Como comecei cursar uma faculdade agora e durará 3 anos, engravidando após esse período, estarei com os temidos 39/40...Não sei, ainda tenho um certo medo...
Comentado por:
01/07/2008 - 22:21
Edineide-Lopes@hotmail.com::Edineide Lopes de Oliveira::Hoje tenho 47 anos, mas engravideiaos 43 anos. Tive uma linda menina,mas foi uma gravidez indesejada.Pois já tinha um rapaz de 19 anos e uma menina de 8 anos. Foi um pouco dificil, pois estava com outros planos. Tive uma gravidez sem nenhum problema apesar da idade. Amo a minha filha, mas não me sinto feliz. Gostaria de estar fazendo outras coisas, que não posso por ter que cuidar dela. Agradeço . Neide
Comentado por:
01/07/2008 - 20:34