... o mundo fica mais escuro. Estou muito abalada com o caso da menina Isabella. E o circo armado pela mídia me causa nojo
Gente, estou escrevendo esta coluna ainda sob o impacto da morte da menina Isabella. Há duas noites não durmo bem. Pertenço à raça humana, e o que acontece com meu semelhante me abala. Quando um anjo fecha os olhos, golpeado mortalmente, o mundo fica mais escuro.
O pai e a madrasta de Isabella estão presos, e ainda não sei o que vai acontecer. Se me perguntassem o que penso, conseguiria responder apenas que se trata de uma fatalidade que envolve gente muito jovem. A mãe de Isabella tem 24 anos, a madrasta, 23, e o pai, 29. Eles não têm vivência para se defender!
A violência do acontecimento é tanta que a mãe da linda menina ainda não entendeu. Ela está numa zona cinzenta, tentando descobrir: por que a filhinha dela? E o pai? Será ele um monstro ou um inocente que caiu numa armadilha da vida? Tenho horror em condenar sem provas, e não serei eu a atirar mais uma pedra!
Se são inocentes, o pai e a madrasta terão suas vidas estragadas e, em grande parte, a mídia será responsável!
Parece que não aprenderam com o escândalo da Escola Base. O carnaval armado nas delegacias e residências é revoltante. Sim, informar é obrigação da mídia, mas carnavalizar a desgraça é sensacionalismo barato. Em nada se diferencia da imprensa marrom. E quem é o culpado? A mídia ou o povo, que consome a desgraça alheia?
O que importa é que a menina Isabella partiu de forma brutal para sempre, fechou os olhinhos e ficou encantada! Quem matou um anjo? Que seja punido com a ira do Senhor!
aninhapaulinha26@hotmail.com::Ana Paula::Texto vazio. É impressionante como pessoas talentosas não tem espaço em revistas, enquanto que pessoas como Xênia tem espaço para, pasmem, escrever crônicas. Dizer que pessoas com mais de 20 anos não tem "vivência para se defender" é um absurdo tamanho que beira o ridículo. Os pais de Isabela estão amparados em 3 advogados contratados e também no avô de Isabela, que é advogado criminalista. A mãe de Isabela não tem que se defender de nada, pois ela nada fez, perdeu sua filha e se recupera da dor da perda, inclusive com o apoio de milhares de pessoas que não a conheciam. O texto da Xênia demonstra que idade não é sinônimo de sabedoria. De que adianta anos vividos se lições não são aprendidas?
Comentado por:
07/05/2008 - 10:11
lalakarol@hotmail.com::larissa karoliny::olá xênia,tudo bem estou aqui para falar que estou muito abalada com esse fato terrivel de isabella, que para mim ela vai ser uma anjinha linda e carinhosa que ela esta sendo eu não tenho provas mas eu acho que foi seu pai e a madrasta que matou ela .porquê não condiçoes de ter sido outra pessoa .sofri muito com isso porquê também sou nova mas não estou comedo do meu pai. estamos chocadosssssssssss meu nome é larissa karoliny de araújo santana tenho 10 anos moro em Campina Grande . 27 de abril de 2008.
Comentado por:
27/04/2008 - 21:30
etsumi_@hotmail.com::REGINA::Olá Xenia.aqui no japão tá a maior repercussão sobre esse caso.estamos torcendo para que desmascarem esse casal,que o juiz não se deixe levar pela defesa apelando com muitas mentiras,principalmente do pai e da irmã,que até limparam a cena do crime,o casal tá muito conformado com a morte da menina,só pensam em provarem sua inocencia,o certo seria eles ficarem revoltados,querendo que a policia descobrisse o assassino o quanto antes.acho que eles estão é com medo de mofarem na cadeia durante anos.torço para que a justiça não se deixe levar pela defesa e acabe desistindo do caso.tá mais que provado que foram eles.
Comentado por:
26/04/2008 - 07:59
rsuzete4@hotmail.com::Suzete::Xenia, você esta certa em muita coisa que você falou, só que eu desde o inico achei que eram os dois, o pai e a madrasta, e se eu tinha alguma dúvida se dissipou com aquela entrevista no Fantástico.Ficou claro que foram eles, eles para mim são monstros, mas o pior mostro e assassino é o pai, pois a madrata querendo ou não era uma estranha, mas o pai?Eu quero que a justiça seja feita, a opinião pública exige isto
Comentado por:
25/04/2008 - 19:32
neusabaptista@Yahoo.com::neusa:: Xênia ao usar seu bom senso vc. foi mal interpretada, concordo com vc. Que insanidade é essa pedir a condenação do casal dessa forma? Voltamos aos tempos da barbarie? Anos de civilização para que as leis do direito fossem elaboradas p. permitir que convivessemos numa sociedade mais justa. Concordo com vc. quando condena uma parte da midia que para aumentar e manter audiência atropela os fatos, ignora a dor das pessoas envolvidas e transforma uma drama num imenso "circo" Um abraço de saudades, neusa
Comentado por:
25/04/2008 - 17:01
adrianaotonic@bol.com.br::Adriana Otoni::Concordo plenamente com Xênia. Já condenaram o pai e a madrasta da Isabela, independente de qualquer outro julgamento. Além da imprensa, também tem culpa a polícia que cometeram diversos erros na investigação e praticaram excessos de sensacionalismo.
Comentado por:
24/04/2008 - 21:52
marc@hotmail.com::Marcelo::Não somos muito menos queremos ser "donos da verdade comentaristas desta coluna". O fato desta crônica ter sido escrita antes de 15/04 não tem nada a haver com o nosso comentário. As opiniões do Werther, da Silmara e da Regina são as mesmas de uma enorme quantidade de gente que pensa desta forma... mesmo antes do dia 15/04. Não somos nós os "donos" da verdade, apenas raciocinamos.
Comentado por:
24/04/2008 - 16:42
alice_h@terra.com.br::Alice Haag::Lamentável a posição da cronista. Culpar a imprensa pela divulgação de fatos é no mínimo falta de ter o que escrever. Ainda bem que a senhora Xênia se exclui da mídia... a imprensa séria não espera que somente a "ira do Senhor" puna criminosos. Dona Xênia (essa que não atira pedras) talvez desconheça o poder das palavras e a humildade necessária a quem busque credibilidade. A "vivência" em excesso também faz seus estragos!
Comentado por:
24/04/2008 - 16:40
claudia-arantes@hotmail.com::Claudia::Aos senhores "donos da verdade comentaristas desta coluna": Não estou defendendo a Xênia, porém atentem ao fato desta crônica ter sido escrita antes de 15/04, quando não tinhamos tantas informações a respeito desta atrocidade. Ela apenas expressou sua opinião não culpando ninguém. O que temos que nos preocupar é com a impunidade para os culpados de família de advogados e filho de ex-policial federal (costas quentes). Vocês viram o pai do acusado rindo ontem na delegacia, onde foi depor? Realmente perder a neta de forma violenta e ter o filho e nora sendo acusados do crime é motivo de risos e certeza de impunidade. Vamos refletir
Comentado por:
24/04/2008 - 11:45
etsumi_@hotmail.com::Regina::Cada dia que passa,fico mais horrorizada com esse caso,com a frieza dos dois assassinos,que cara de pau naquela entrevista do fantastico!tomara que a justiça seja feita,cadeia para eles ou pena de morte,igual aqui no Japão.o pai ainda tem coragem de ficar defendendo o filho assassino.adoro voce Xenia,parabens por essa coluna maravilhosa....
Comentado por:
24/04/2008 - 09:29
clara1@hotmail.com::clara::Faço minhas as palavras do WERTHER.Perfeito,já falava meu pai, quando a gente não tem o que dizer fica quieto "um burro calado faz papel de inteligente".
Comentado por:
23/04/2008 - 07:20
claudia.hope.yahoo::claudia::Na entrevista que o pai e a madrasta deram ao Fantástico,estava extremamente óbvio o esforço que estavam fazendo para mostrar que eram inocentes e o quanto Isabella era perfeita. Em nenhum momento, senti realmente que estavam sofrendo pela morte brutal da menina. Qualquer pai correto estaria naquela entrevista aos prantos e cobrando muito da polícia, ao invés de se defender.
Comentado por:
21/04/2008 - 20:29
jp_643@hotmail.com::Silmara ::Concordo plenamente com o Werther. Um texto inteligentíssimo e que mostra realmente que naverdade quem está tentando ganhar um espacinho na mídia com essa história é a "colunista" que não tinha nem o que falar, mas que resolveu abrir a boca e falar qualquer coisa pra dizer que está dentro do assunto e também fazendo o que é certo. Me diga, quantas revistas você espera vender com este texto tosco!!!Que hipocrita. Queria ver se fosse sua filha, concerteza gostaria de gritar aos quatro ventos pedindo justiça. Tavez se a imprensa não estivesse metida nisso, este filhinho de papai ficaria em pune. Como pode escrever tanta bobagem.
Comentado por:
21/04/2008 - 16:51
ogfabbri@uol.com.br::Odette::Parabéns Xênia, a midia está repugnante neste caso, só se fala nisso, a busca por audiência chegou no limite extremo.Este caso está causando problemas em famíliascrianças pequenas andam com medo do pai e do apartamento em que moram. Vamos e venhamos as famílias envolvidas deram abertura para a midia chegar onde chegou. Gostei muito de sua cronica e espero que imprensa tenha mais amor ao próximo e reflita sobre os estragos que causou em muitos lares
Comentado por:
20/04/2008 - 19:42
wer_junior@hotmail.com::Werther::Fiquei realmente impressionado com o teor da sua "crônica". Faz muito tempo que não leio tanta besteira junta. Aliás, a única coisa que se salva é quando diz "Quando um anjo fecha os olhos, golpeado mortalmente, o mundo fica mais escuro".Quando a senhora se refere ao pai e madrasta de Isabella e escreve que "se trata de uma fatalidade que envolve gente muito jovem", fico parado e pensando: como é possível se achar "fatalidade" diante de tamanha crueldade, agravado pelo fato de ser o próprio pai.... Sou jovem e gostaria que essa sua opinião pairasse apenas em seu redor. Respeite os jovens que querem um mundo mais justo e menos violento.Dizer que "a mãe de Isabella tem 24 anos, a madrasta, 23, e o pai, 29. Eles não têm vivência para se defender" é o cúmulo, um absurdo, uma insanidade!!! Quem não tinha vivência para se defender era a própria Isabella.E ainda mais. A sua opinião de que "O que importa é que a menina Isabella partiu de forma brutal para sempre, fechou os olhinhos e ficou encantada" demonstra que a senhora vive em outro mundo. Em outra realidade.A senhora devia nos poupar de ler tamanho absurdo e tecer opiniões que em nada acrescentam aos eleitores. Será que somos tão ingênuos a esse ponto? Será que somos tão inocentes a ponto de simplesmente aderir à imprensa... simplesmente. Essas pessoas são monstros. Pais que fazem isso? Deveriam mofar na cadeia. Ou todo mundo está errado? A polícia científica (competentíssima), a imprensa, o povo? Será mesmo?A senhora, então é a única certa? Aliás, é a única pessoa que vi defender esse casal. Me perdoe, mas perdeu uma ótima oportunidade para ficar calada... ou melhor, escrever.
Comentado por:
20/04/2008 - 15:06
beth.fc@terra.com.br::Beth::Sou estudiosa de strologia Fui aluna de Faccioli A muito tempo Sei o quanto voce o admirava. Como voce esta na midia sera que voce me consegue a data de nascimento da madraasta e do pai da Isabela? Se for possivel desde ja te agradeco.
Comentado por:
20/04/2008 - 10:59
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Pelo que já foi apurado a madrasta esganou a menina e o pai a jogou doapartamento para encobrir todas as atrocidades que a menina sofreu . Fiquei pensando nas pessoas envolvidas e deu para perceber quea madrastra, de 24 anos, estava commuito ódio da mãe de Isabella.Até fez um comentário no velório: Porque você não ligou no sábado p/Isabella? Acho que ela pensou: Eu com 3 crianças p/ cuidar e vc nem ligou p/ saber como a menina estava?Imaginem uma jovem de 24 anos passando um fim de semana a obrigação de cuidar de 3 crianças? Ela devia estar muitoestressada!Claro, nada justificao que foi feito!É uma pena que ainda existam meninas que estão se casando muito cedo, assumindo responsabilidades que ainda não estão prontas paraenfrentar. Já vão grávidas para o casamento , desperdiçando muitasoportunidades de diversão, estudo,cursos, e talvez até que suportarum marido que não tem nada a ver.No caso da madrastra, só com 24 anos, com dois filhos, a enteada eum marido que se mostrou violento einstável.Essa moça , antes de ter acontecidotudo isso, teria que ter recebido um tratamento porque p/ fazer o que fêz ela devia estar completamente transtornada, estressada, depressiva, quem sabecom distúrbio bipolar, que deixa apessoa completamente fora de si.No fundo tenho muita pena desses dois jovens que, por não saberemconter as emoções,acabaram com suas vidas, da mãe de Isabella, dos avós...Existem muitas pessoas que têm preconceito em fazer tratamento compsiquiatra, mas acho que, em muitos casos, muitas tragédias poderiam ser evitadas se as pessoastomassem medicamentos e fizessem terapia.roberta
Comentado por:
20/04/2008 - 00:27
k::i::m
Comentado por:
19/04/2008 - 20:32
paulinha.rfd@gamil.com::paulinha::A idade não importa o que importa é que o pai e a madastra são 2 mostros, e tem que serem julgados com todo o rigor da lei. o pai é um filhinho de papai sustentado pelo pai até hoje e não pode achar que só por que tem dinheiro pode fazer o que quer, eles mataram uma criança que poderia ser qualquer uma mais era justo a propria filha isabella.Tomara que eles mofem na cadeia e que não fique na impunidade como tantas vezes ja aconteceu aqui no brasil.E a imprensa fez o papel dela de divulgar e um caso desse é claro que chama a atenção de todos é normal toda a movimentação , mais como tantos outros crimes daqui a pouco cai no esquecimento e a pequena isabella que esteja em paz com Deus vai entrar pras estatisticas de crimes barbaros tomara que pelo menos não impune.
Comentado por:
19/04/2008 - 20:32
marisa@uol.com.br::Marisa::Querida Xênia, eu não vejo este caso como você. A mídia está fazendo o seu papel ao fazer a cobertura do caso e procurar informações para o público. Atribuo o interesse pelo caso a várias causas: a morte prematura de uma criança bonita, as circunstâncias de sua morte, as pessoas envolvidas são de classe média, a história está muito mal contada e não convincente, um triângulo amoroso na história, a formação jurídica das pessoas envolvidas e o trabalho de detetive da polícia no desvendamento do caso. Não concordo com você que os pais e a madrasta sejam jovens demais. Eles têm idade suficiente para responderem por seus atos e vão ter de agüentar a cobertura do caso. Eu acho que, por serem da classe média e estudados, tendemos a olhar a madrasta e o pai com simpatia e acharmos que eles são menos culpados do que se fossem favelados sem estudo. Eu penso que o ser humano, pobre ou rico, estudado ou não, pode ser capaz de fazer toda espécie de maldade, dependendo das circunstâncias. E a mídia, ao dar cobertura a esse caso em especial, mostra às pessoas que elas devem se conter, devem se reprimir para evitar atos violentos como os decorridos na morte da Isabela. Este é um caso exemplar.
Comentado por:
19/04/2008 - 14:00
cj.dassan@uol.com.br::cleusa:: Sinto uma tristeza muita grande de ver mais uma vitima da violencia domestica,essa menina é apenas uma das milhares que sofrem tortura e sao assassinadas pelos proprios pais,no mundo todo é que tais casos ficam embutidos ,nem sempre ganham destaque na midia....Agora cá entre nos ,qualquer leigo vê que se aqueles dosi nao sao culpad0os sao muito frios,no momento da queda da menina ,nao se notou nenhuma expressao de dor no semblante do pai,pelo menos ele deveria ter se desesperado, a gente ve isso no cotidiano da tv,pais desesperados que perdem seus filhos,na violencia das grandes cidades.
Comentado por:
19/04/2008 - 07:17
catia@lefaut.com.br::Cátia C. M de Araujo::O que me pergunto é porque o pai pegava a menina nos finais de semana se ela era um "estorvo" para eles . O ex-marido de minha irmã abandonou a família por outra mulher e não vê os filhos nos finais de semana. Sabe por que? Porque não sente amor pelos filhos .Então é preferível que o pai não veja mais as crianças do que fazê-las sofrer ou pegá-las só por obrigação.O coração da gente dói demais em saber de uma notícia dessas e com certeza não é a única.
Comentado por:
18/04/2008 - 15:23
s_godoy@uol.com.br::Sil::Fico pensando que a morte da Isabella com aquela carinha linda realmente nos deixa indignados. Ela merece a mobilização da polícia e a indignação pelo crime. Mas por que as outras crianças que tb morrem por violência e descaso são notícia comum e não saem na mídia? Aquelas crianças que ficam na porta da casa dos Nardoni podem já ter visto coisa pior em volta. Tomara que elas sintam que valem tanto quanto Isabella.
Comentado por:
18/04/2008 - 12:31
elza-jovedy@uol.com.br::elza::Existe sim,uma terceira pessoa naquele apartamento.(como querem os que propoem a defesa de determinados individuos).Seu nomeé "Hipocrisia".Ela habita não só entre podres ''Familias",mas tambemem nós,quando calamos,e aceitamostodas essas mazelas,achando que tudo é natural.Todos os dias anjos são torturados,mortos.Si nós não cuidarmos de acabar com essa hipocrisia que insistimos em cultivar,fatalmente dia desses um filho nosso ou neto será triturado pela midía como foi o caso Isabellae outros tantos.Xênia infelizmentea ira do SENHOR já nos alcançou.
Comentado por:
18/04/2008 - 11:21
claudia@lumanet.com.br::claudia::Pelo que pude acompanhar do caso, o Sr Antonio Nardoni, avô de Isabella é o que se chama um advogado de porta de cadeia. Ou seja, ele ganha uma fortuna inocentando pessoas criminosas, livrando da justiça pessoas que mereceriam passar anos na prisão. Para executar o seu trabalhinho desonesto, ele é 'amigo' de delegados e promotores. O que concluí é que sendo ou não o seu filho culpado neste caso, antes o Sr Antonio Nardoni vendia um trabalho sujo, agora ele terá que consumir.
Comentado por:
18/04/2008 - 07:07
suzana@grupoobs.com.br::suzana::Xenia,tudo que ja foi falado ainda ninguem pensou na dor da mae,para que colocar a foto da menina em todos os comentarios, tinha que preservar, ela é linda mas deixa ela em paz, o que tiver que ser resolvido vai ser com a justiça dos homens, e certamente com a justiça de Deus.Preservem este anjo.Quantas crianças morrem todos os dias com a violencia, o que leva alguem a fazer todas estas maldades, falta Deus na vida de todos.
Comentado por:
17/04/2008 - 16:34
lourdes@prolines.com.br::Lourdes::É verdade Xênia, quando um anjo fecha os olhos, o mundo fica mais escuro, ainda mais desta forma tão violenta esse anjinho partiu. Estou extremamente comovida com este caso, pois também sou mãe e não consigo me imaginar sem o meu anjinho que também tem 6 anos. A vida nunca mais seria a mesma, não prestaria mais, não haveria mais sentido em nada. Imagino como se sente a mãe de Isabella, e não desejo essa dor pra ninguém. Mas desejo sim, e muito, que esses monstros que mataram Isabella sejam torturados na prisão para o resto de suas podres vidas!!!!!
Comentado por:
17/04/2008 - 15:33
macedo-tatiane@bol.com.br::TATIANE MACEDO::QUERIDA XENIA, SINTO UMA ENORME DOR POR QUE SOU MÃE NÃO SEI COMO SERIA A MINHA REAÇÃO AINDA MAIS VENDO TODOS OS DIAS A MINHA DOR SENDO EXPLORADA NA MÍDIA DESSA FORMA. É DIFICIL EXPLICAR O CARINHO QUE SINTO PELA MÃE E PELA GAROTINHA DE SORRISO ENCANTADOR.É MUITO DIFÍCIL SABER QUE A MENINA SOFREU TUDO O QUE DISSERAM NO LAUDO (A SURRA, A ASFIXIA, E DEPOIS A QUEDA E ELA AINDA ESTAVA VIVA)SE REALMENTE FOR O PIA E A MADRASTRA OS CULPADOS ELHES SÃO UNS MONSTRONS, MAS QUEM SOU EU PARA JULGAR SÓ SEI O QUE VI E OUVI NA MÍDIA, MAS DE UMA COISA TENHO CERTEZA A JUSTIÇA DOS HOMENS FALHA MAS A JUSTIÇA DIVINA QUEM FOR CULPADO VAI PAGAR POR QUE DEUS NÃO ESQUEÇE. E UM RECADO PARA MÃE DE ISABELLA: ESTEJA ONDE ELA ESTIVER ELA SEMPRE VAI ESTAR CONTIGO POR QUE AQUELES QUE AMAMOS NUNCA MORREM CARREGAMOS ELES SEMPRE DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO, AINDA MAIS ELA QUE SO DE OLHAR DA A CERTEZA DE QUE VIROU UM ANJINHO LÁ NO CEU. QUE DEUS TE ABENÇOE!
Comentado por:
17/04/2008 - 12:22
neia_branca@hotmail.com::Alcineia Marques::COMO DISSE O AVO DE ISABELLA, NA MINHA FAMILIA TEMOS UMA NORMA ,DE QUE ACONTEÇA O QUE ACONTECER PRIMEIRO A FAMILIA. EU GOSTARIA DE PERGUNTAR A ESSE SENHOR QUE SE FICAR PROVADO QUE O PAI DE ISABELLA REALMENTE A MATOU FICARA EM FAMILIA AINDA ASSIM?????????????????????
Comentado por:
16/04/2008 - 18:07
maria.olivatto@gmail.com::Carmo::HOje já se sabe quem são os matadores da pequena Isabella. Nenhuma novidade. Desde o principio estava claro quem eram os autores. A mídia tem um papel fundamental nisso tudo: o de não deixar o fato ser esquecido,não diminuir com o tempo,confrontar as alegações feitas pela polícia, familiares e advogados de defesa. No caso em questão, se deixar por conta de parte da família e dos advogados de defesa,o casal criminoso acaba sendo canonizado e elevado a condição de vitima.A mídia tem que estar atenta e presente sim, uma vez que é a representante dos que não tem voz, mas querem que sejam cumpridas as leis e que sejam punidos os responsáveis por mais um crime hediondo. Justiça será feita em outra dimensão. Aqui, se for o caso, serão cumpridas as leis.
Comentado por:
16/04/2008 - 18:06
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Não dá prá entender como pode um adulto covarde cometer uma atrocidade dessas contra uma neninafrágil e indefesa! Acho que é falta de Deus , falta de amor no coração, porque essa pessoa deviaestar transtornada, com muito ódio!É uma pessoa doente! Que pena que ela não de tratou antes disso tudo acontecer. Tudo poderia ser sido evitado!Mas eu fico pensando também quantos anjos fecharam os olhos vítimas da Dengue no Rio de Janeiro!Nenhum caso teve a repercussãocomo esse caso. Foram mortes sem a coobertura da mídia, tristes, revoltantes, inesperadas! Vi aqueles pais daquelas crianças,chocados porque,em pouco tempo,perderam seus filhos. E eles estão se perguntando até hoje! Quem são os culpados? Descaso doGoverno? Diagnóstico errado? Falta de profissionais e hospitais?Alguem tem culpa! Sim ! Alguém tem culpa sim!Acho que eles deveriam entrarna Justiça e pedir uma indenização monstruosa para cada anjo que fecharam os olhinhos no Rio de Janeiro, Acho que cada caso do Rio de Janeiro também teria que teruma repercussão muito grande porque, da mesma forma que Isabella, deixarampessoas sofrendo, com saudades esem entender direito o que aconteceu. Isto é, estão procurando culpados pela morte de Isabella e os culpados pela mortedas crianças cariocas?Os pais daquelas crianças também merecem respeito e precisam teresperança que um dia se faça Justiça! Duvido! Roberta
Comentado por:
15/04/2008 - 15:57